Economia

Taxa de desemprego de dezembro foi a menor desde 1990

Desemprego caiu para 9,1% no último mês do ano, apontou o levantamento feito por Dieese e Seade

Salvador liderou a alta das contratações em dezembro (fernando_dallacqua/Flickr via Wikimedia Commons)

Salvador liderou a alta das contratações em dezembro (fernando_dallacqua/Flickr via Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2012 às 14h15.

São Paulo- O mercado de trabalho no pais atingiu, em dezembro, o melhor desempenho desde o início da década de 1990 , segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Fundação Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade), feita em sete regiões metropolitanas (Distrito Federal, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo).

A taxa de desemprego recuou de 9,7% em novembro para 9,1%. Na comparação com os demais meses de dezembro, foi a taxa mais baixa desde dezembro de 1990 (9,4%) e, em relação à série histórica, a menor desde março de 1990 (9,3%).

O número de desempregados no último mês de 2011 foi estimado em 2,02 milhões, 142 mil a amnos que em novembro. O nível de ocupação cresceu 0,6%, com a abertura de 116 mil vagas. No período, 26 mil pessoas desistiram de concorrer aos postos de trabalho.

A região metropolitana de Salvador foi a que mais ampliou as contratações, com alta de 2,5%, seguida por Belo Horizonte (1,5%) , Distrito Federal (1%) e Recife (0,8%).

O setor de serviços foi o que mais ajudou a reduzir a taxa de desemprego em dezembro, com a abertura de 99 mil postos de trabalho, 0,9% a mais que em novembro. Já o comércio e a indústria apresentaram saldos negativos, com o corte 18 mil vagas, a maioria no comércio (16 mil empregos).

Na região metropolitana de São Paulo, a taxa de desemprego caiu pela quarta vez seguida, de 9,5% em novembro para 9% em dezembro, que representa 968 mil pessoas sem emprego formal, uma redução de 58 mil sobre o estoque registrado no mês anterior. Apesar de terem sido abertas apenas 18 mil vagas, 40 mil pessoas deixaram o mercado de trabalho. A exemplo do que ocorreu nas demais regiões pesquisadas, o setor de serviços foi o que mais contratou, ampliando em l,7% o número de vagas ( 87 mil) em relação a novembro. No comércio, a queda foi 3,5% e, na indústria, 0,9%.

Acompanhe tudo sobre:DesempregoEmpregosNível de emprego

Mais de Economia

Após decisão do TCU, Haddad diz que continuará perseguindo meta fiscal

Senado adia votação de segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária

TCU diz que governo não pode mirar piso da meta fiscal e decisão pode levar a novo congelamento

Senado aprova projeto que cria espaço fiscal para combater impactos do tarifaço