Economia

Taro Aso defende ações do governo japonês sobre iene

O ministro de Finanças disse nesta segunda-feira que o recente declínio do iene é apenas uma consequência da retomada de esforços do país para acabar com a deflação


	Taro Aso: "A prioridade do Japão é sair de uma crise econômica induzida pela deflação, e o declínio do iene é uma consequência disso", afirmou o ministro 
 (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Taro Aso: "A prioridade do Japão é sair de uma crise econômica induzida pela deflação, e o declínio do iene é uma consequência disso", afirmou o ministro  (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Tóquio - O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, disse nesta segunda-feira que o recente declínio do iene é apenas uma consequência da retomada de esforços do país para acabar com a deflação, contrariando a crítica estrangeira de que Tóquio está manipulando as taxas de câmbio para impulsionar as exportações.

"A prioridade do Japão é sair de uma crise econômica induzida pela deflação, e o declínio do iene é uma consequência disso", afirmou o ministro em uma coletiva de imprensa.

"Nós não dissemos nada quando o dólar e o euro foram puxados para baixo. Não é razoável (que as autoridades estrangeiras) reclamem só porque (o dólar) voltou a subiu meros 10 ou 20 ienes", disse Aso.

As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioGovernoIeneJapãoMoedasPaíses ricos

Mais de Economia

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado

É inacreditável que Trump esteja preocupado com a 25 de Março e Pix, diz Rui Costa

Tesouro: mesmo com IOF, governo precisaria de novas receitas para cumprir meta em 2026