Economia

Tarifaço de Trump: Lei da Reciprocidade Econômica será votada na Câmara nesta semana, diz Hugo Motta

Texto permite resposta aos Estados Unidos em caso de taxação

Senado: Hugo Motta participa de reunião entre líderes (Agência Câmara)

Senado: Hugo Motta participa de reunião entre líderes (Agência Câmara)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de abril de 2025 às 20h48.

Tudo sobreDonald Trump
Saiba mais

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a proposta com medidas de resposta a barreiras comerciais impostas por outros países a produtos brasileiros deve ser votada pelo plenário da Casa ainda nesta semana. Como já passou no Senado, o texto iria para sanção do presidente Lula.

A proposta está sendo chamada de projeto de lei (PL) da Reciprocidade por permitir retaliar banco outros países em caso de tarifas extras — como é o caso dos Estados Unidos — ou sanções ambientais.

— O episódio entre Estados Unidos e Brasil deve nos ensinar definitivamente que, nas horas mais importantes, não existe um Brasil de esquerda e um de direita, existem apenas representantes do povo — disse.

Motta afirmou que o tema exige uma ação com “desprendimento político sem qualquer mesquinhez” e uma ação de altivez e sem falsos moralismos.

Nesta terça-feira, o Senado aprovou o a proposta que prevê medidas de resposta a barreiras comerciais impostas por outros países a produtos brasileiros. Um dos objetivos é dar instrumentos para o Brasil se proteger de tarifas unilaterais impostas pelos Estados Unidos. Há expectativa de que o presidente dos EUA, Donald Trump, implemente uma série de tarifas sobre produtos de outros países.

Segundo o texto aprovado no Senado, as exigências estrangeiras de que produtos nacionais cumpram requisitos ambientais mais rígidos do que as proteções brasileiras, por exemplo, podem gerar imposição de taxas nas importações brasileiras de bens estrangeiros.

Ao todo, são três medidas protecionistas de outros países que o projeto busca evitar, por meio de três contramedidas que poderão ser adotadas por parte do governo federal.

Segundo Hugo Motta, o relator do projeto na Câmara deverá ser o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).

Acompanhe tudo sobre:Senado FederalHugo MottaEstados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Economia

Pagamento do 13º de aposentados não será em abril, diz Tebet

Tarifaço de Trump preocupa governo, pode impactar inflação global e elevar desemprego, diz Tebet

Banco Central quer entregar inovações no Pix, diz Galípolo ao comemorar 60 anos da instituição

Projeto em resposta a medidas econômicas de Trump deve ser votado na Câmara nesta quarta