Economia

Suspensas restrições no Chipre sobre transações bancárias

Banco Central do Chipre suspende as restrições impostas após drástico plano de resgate internacional da ilha


	Banco no Chipre: Segue em vigor limite para saques de até 300 euros por dia e a proibição de viajar ao exterior com mais de 1.000 euros
 (REUTERS/Bogdan Cristel)

Banco no Chipre: Segue em vigor limite para saques de até 300 euros por dia e a proibição de viajar ao exterior com mais de 1.000 euros (REUTERS/Bogdan Cristel)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2013 às 14h02.

O Banco Central do Chipre suspendeu nesta sexta-feira todas as restrições a transações locais com cartões de crédito e de débito, impostas no âmbito de um controle de capitais após um drástico plano de resgate internacional da ilha.

Em um novo decreto sobre o controle de capitais, o Banco Central modifica as restrições publicadas na quarta-feira que proibiam pagamentos e transações superiores a 5.000 euros sem autorização oficial.

"Os pagamentos ou transferências de dinheiro dentro do país mediante cartão de débito ou de crédito são autorizados sem restrições", diz o Banco central.

O Chipre impôs o primeiro controle de capitais da história da zona do euro para evitar uma fuga maciça de dinheiro, com a reabertura dos bancos na quinta-feira depois de 12 dias de fechamento.

Seguem em vigor um limite para retiradas até 300 euros por dia e por pessoa e a proibição de viajar ao exterior com mais de 1.000 euros em dinheiro vivo, entre outras medidas.

Acompanhe tudo sobre:ChipreZona do Euro

Mais de Economia

Alckmin entra hoje no terceiro dia de conversas com setores afetados por tarifa de Trump

Índice Big Mac: real está 28,4% subvalorizado e tarifas de Trump já pressionam consumidores globais

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado