Economia

Suriname e Guiana vão entrar no Mercosul

Também foi assinado novo protocolo para a inclusão da Bolívia no bloco


	Dilma Rousseff durante reunião com o Presidente da República Cooperativa da Guiana, David Granger
 (Roberto Stuckert Filho/ PR/Fotos públicas)

Dilma Rousseff durante reunião com o Presidente da República Cooperativa da Guiana, David Granger (Roberto Stuckert Filho/ PR/Fotos públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2015 às 13h41.

Brasília - Os países membros do Mercosul, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, assinaram acordo para incluir o Suriname e a Guiana como associados ao bloco.

Hoje (17), também foi assinado novo protocolo para a inclusão da Bolívia no bloco. Em 2012, Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela assinaram acordo de entrada da Bolívia, quando o Paraguai estava suspenso do bloco - por causa do golpe parlamentar contra o ex-presidente Fernando Lugo.

Como os parlamentos da Argentina, do Uruguai e  da Venezuela já haviam aprovado a inclusão do país no bloco, não será necessária nova ratificação.

No caso do Brasil e do Paraguai, o Congresso de cada país ainda terá que aprovar a inclusão da Bolívia. Atualmente, a Bolívia é classificada como país associado, em processo de inclusão.

A 48ª edição da Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados está sendo feita hoje, no Palácio do Itamraty, em Brasília.

A Cúpula de Chefes de Estado encerra a presidência Pro Tempore Brasileira do Mercosul, exercida durante o primeiro semestre de 2015. Ao final da Cúpula, a Presidência Pro Tempore do bloco será transferida para o Paraguai.

Integram o Mercosul todos os países sul-americanos, como Estados Partes ou como Estados Associados.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEconomia colaborativaMercosul

Mais de Economia

Petrobras anuncia redução do preço do diesel para distribuidoras

Silveira fala em ambiente favorável para redução no preço dos combustíveis promete 'boas notícias'

Governo confirma plano de abrir mercado de energia; consumidor poderá escolher fornecedor