Economia

Superávit primário do país cai 39% em 2009

BRASÍLIA (Reuters) - O superávit primário do setor público brasileiro caiu 39 por cento em 2009 frente ao ano anterior e o governo teve que abater das contas investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para garantir o cumprimento da meta fiscal. O Banco Central informou nesta quinta-feira que o superávit primário, que mede […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2010 às 11h40.

BRASÍLIA (Reuters) - O superávit primário do setor público brasileiro caiu 39 por cento em 2009 frente ao ano anterior e o governo teve que abater das contas investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para garantir o cumprimento da meta fiscal.

Em 2008, o superávit havia sido de 106,420 bilhões de reais, ou 3,54 por cento do PIB.

O governo tinha como meta um primário de 2,5 por cento do PIB, mas esse valor poderia cair com o abatimento de todos os investimentos previstos para o PAC no ano.

"Com esse resultado, foi cumprida a meta de superávit primário ajustada para o ano, de 1,93 por cento do PIB, descontados os investimentos do PAC passíveis de abatimento (0,57 por cento do PIB)", informou o BC em nota.

Somente depois, em entrevista a jornalistas, o Banco Central esclareceu que os abatimentos feitos foram de 0,44 por cento do PIB --percentual suficiente para que a economia efetivamente feita pelo setor público no ano (de 2,06 por cento) chegasse à meta de 2,5 por cento.

Em dezembro, o resultado primário foi superavitário em 276 milhões de reais, abaixo do esperado mas o melhor resultado para o mês desde o início da série. Analistas consultados pela Reuters esperavam superávit mensal de 1 bilhão de reais.

O BC informou ainda que a dívida líquida total do setor público ficou em 43,0 por cento do PIB em dezembro, frente a 37,3 por cento do PIB em dezembro de 2008. Em novembro, o endividamento líquido correspondia a 43,1 por cento do PIB.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025

1% mais rico acumula 41% da nova riqueza global, mostra relatório