Notas de euros: exportações países que formam o bloco subiram 0,8% em janeiro ante dezembro, enquanto as importações avançaram 0,3% (Louise LeGresley/Getty Images)
Estadão Conteúdo
Publicado em 18 de março de 2019 às 07h24.
Última atualização em 18 de março de 2019 às 08h43.
Londres — A zona do euro registrou superávit comercial de 17 bilhões de euros em janeiro, segundo dados com ajustes sazonais da agência de estatísticas Eurostat. O resultado é maior do que o saldo positivo de 16 bilhões de euros observado em dezembro.
As exportações dos 19 países que formam o bloco subiram 0,8% em janeiro ante dezembro, enquanto as importações avançaram 0,3%, também no cálculo com ajuste sazonal.
O superávit comercial da União Europeia com os Estados Unidos e seu déficit com a China aumentaram em janeiro, servindo como um potencial combustível para conflitos comerciais entre as maiores economias do mundo.
O superávit da UE em bens com os EUA aumentou para 11,5 bilhões de euros em janeiro, de 10,1 bilhões em janeiro de 2018, informou a agência de estatísticas Eurostat.
Com a China, o déficit da UE também subiu a 21,4 bilhões de euros, de 20,8 bilhões um ano antes.
O presidente dos EUA, Donald Trump, tem repetidamente reclamado do superávit comercial da Europa com seu país, impondo tarifas para conter as importações de aço e alumínio da UE e ameaçando fazer o mesmo para o comércio de carros e autopeças.
O superávit comercial da China com a União Europeia também é fonte de tensão entre os dois, com o bloco adotando uma postura mais firme contra Pequim, por exemplo determinando um plano de 10 pontos para equilibrar os laços econômicos e forçar a abertura da China.
Como um todo, o déficit comercial da UE em bens foi de 24,9 bilhões de euros em janeiro, de 21,4 bilhões no mesmo mês de 2018. Para a zona do euro, o superávit comercial caiu a 1,5 bilhão de euros, de 3,1 bilhões.