Economia

Superávit comercial da Alemanha atinge recorde em 2016

Superávit de 252,9 bilhões de euros deve piorar a tensão entre EUA e Alemanha, que quer proteger o livre comércio global durante sua presidência do G20

Superávit comercial da Alemanha para 2016 subiu a 252,9 bilhões de euros (Sean Gallup/Getty Images)

Superávit comercial da Alemanha para 2016 subiu a 252,9 bilhões de euros (Sean Gallup/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 08h51.

Berlim - O superávit comercial da Alemanha atingiu máxima recorde em 2016, mostraram dados oficiais nesta quinta-feira, dias depois de o conselheiro comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusar Berlim de explorar um euro "grosseiramente desvalorizado" a seu favor.

O superávit deve piorar a tensão entre Washington e Berlim, que tenta proteger o livre comércio global este ano durante sua presidência do G20, adotando o lema "Moldando um Mundo Interconectado".

O superávit comercial da Alemanha para 2016 subiu a 252,9 bilhões de euros, contra máxima anterior de 244,3 bilhões de euros em 2015, informou a Agência Federal de Estatísticas.

"O superávit recorde continuará a alimentar o conflito com os EUA e dentro da União Europeia", disse o chefe do instituto econômico DIW Marcel Fratzscher.

"Os vizinhos europeus vão se beneficiar de investimentos mais fortes na Alemanha", disse ele. "A Alemanha, entretanto, será o primeiro a ganhar, já que o déficit de investimentos e os superávits comerciais excessivos resultantes são nocivos à economia doméstica."

Na semana passada, o principal conselheiro comercial de Trump disse que a Alemanha está usando um euro "grosseiramente subvalorizado" para ganhar vantagem sobre os EUA e seus parceiros europeus.

A chanceler Angela Merkel rejeito a acusação, dizendo que seu governo sempre pediu que o Banco Central Europeu (BCE) busque uma política monetária independente.

O superávit comercial alemão cresceu mesmo com a queda de 3,3 por cento das exportações em dezembro, enquanto as importações ficaram inalteradas. Isso significa que apenas em dezembro o superávit comercial diminuiu para 18,4 bilhões de euros, sobre 21,8 bilhões em novembro.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEstados Unidos (EUA)

Mais de Economia

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos

Haddad diz estar pronto para anunciar medidas de corte de gastos e decisão depende de Lula

Pagamento do 13º salário deve injetar R$ 321,4 bi na economia do país este ano, estima Dieese

Haddad se reúne hoje com Lira para discutir pacote de corte de gastos