Economia

Sul passa Minas e é campeão em competitividade após SP e RJ

São Paulo e Rio de Janeiro são os estados mais competitivos do país, seguidos por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo trabalho da EIU com o CLP

Qualidade de vida: pessoas caminham em parque de Curitiba, no Paraná (Shaun Botterill/Getty Images)

Qualidade de vida: pessoas caminham em parque de Curitiba, no Paraná (Shaun Botterill/Getty Images)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 28 de julho de 2014 às 12h02.

São Paulo - Os estados do Sul do Brasil passaram Minas Gerais e já são os mais competitivos do país depois de São Paulo e Rio de Janeiro, que continuam líderes.

A conclusão é da terceira edição do ranking Competitividade dos Estados Brasileiros, um trabalho da Economist Intelligence Unit, braço de inteligência da revista britânica The Economist, com o brasileiro Centro de Liderança Pública (CLP).

Foram avaliados 26 itens em 8 eixos: ambiente político, ambiente econômico, regime de impostos e regulação, política em relação ao investimento estrangeiro, recursos humanos, infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No balanço, cada estado leva uma nota de 0 a 100.

São Paulo lidera o ranking pela terceira vez seguida e é o único com nota considerada "muito boa" (77,2), com avanços em infraestrutura e sustentabilidade mas recuos na burocracia, regime tributário e no crescimento de mercado.

Em seguida vem o Rio de Janeiro com 72,3, onde piorou o ambiente econômico e a estabilidade política ao mesmo tempo em que melhorou a distribuição de renda e o tamanho de mercado.

Minas Gerais, que foi terceiro lugar em 2011 e 2012, caiu agora para a 6ª posição. 

O estado teve piora em quatro quesitos - estabilidade política, condições de segurança, crescimento de mercado e consistência do seu regime tributário - mas sua queda relativa é reflexo principalmente de destaques nos estados do Sul.

Com melhora expressiva do ambiente econômico e destaque em sustentabilidade, o Paraná foi do 5º para o 3º lugar. Com avanço nos mesmos itens, Santa Catarina foi de 6º para 5º, enquanto o Rio Grande do Sul seguiu na 4ª posição.

A partir da 7ª posição, ocupada pelo Distrito Federal, todos os estados tem nota abaixo 50, considerada "moderada". A média dos estados é 43.

Os estados menos competitivos do país são Tocantins (28), Piauí (24,9), Maranhão (23,2) e Amapá (18,6). Veja o sobe e desce dos estados ao longo dos três anos de ranking:

(Reprodução/EIU/CLP)

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCompetitividadeeconomia-brasileiraEstado de São PauloEstados brasileirosMetrópoles globaisMinas GeraisParanáRio de JaneiroRio Grande do SulSanta Catarina

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs