Economia

STF suspende reajuste a servidores do Rio

Rio de Janeiro procurou o supremo para suspender a decisão alegando que ela teria sérias consequências para a economia do estado

Peluso acatou o pedido do estado, lembrando que apenas 1,3 mil servidores teriam o reajuste em parcela única (Elza Fiuza/ABr)

Peluso acatou o pedido do estado, lembrando que apenas 1,3 mil servidores teriam o reajuste em parcela única (Elza Fiuza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2012 às 10h12.

Brasília - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, suspendeu liminar do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que beneficiava parte de seus servidores. O tribunal havia determinado que o estado pagasse o aumento, previsto para ser dividido entre 2012 e 2014, em uma parcela única.

O estado do Rio de Janeiro procurou o STF para suspender a decisão alegando que ela teria sérias consequências para a economia do estado. Peluso acatou o pedido, lembrando que apenas 1,3 mil servidores teriam o reajuste em parcela única, o que poderia gerar efeito cascata para que outras ações sobre o mesmo assunto chegassem à Justiça.

Peluso também entendeu que a decisão do tribunal do Rio de Janeiro está em desacordo com posicionamentos anteriores do STF, que consolidou a experiência sobre esse tipo de reajuste em uma súmula que diz que não cabe ao Poder Judiciário aumentar vencimentos de servidores públicos sob fundamento de isonomia.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasFuncionalismoMetrópoles globaisRio de JaneiroServidores públicosSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Economia

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

China e Brasil: Destaques da cooperação econômica que transformam mercados

'Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás', diz presidente da Petrobras

Governo estima R$ 820 milhões de investimentos em energia para áreas isoladas no Norte