Economia

S&P rebaixa nota de crédito da Turquia para grau ainda mais especulativo

Agência reduziu rating em um nível, para B+ ante BB-, e manteve perspectiva estável, em decisão tomada após a perda de 40 por cento do valor da lira

Turquia: crise cambial foi precipitada por desconfianças de investidores sobre influência do presidente Tayyip Erdogan sobre política monetária (Uriel Sinai/Getty Images)

Turquia: crise cambial foi precipitada por desconfianças de investidores sobre influência do presidente Tayyip Erdogan sobre política monetária (Uriel Sinai/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 17 de agosto de 2018 às 18h16.

Istambul - A Standard & Poor's disse nesta sexta-feira que cortou a nota de crédito soberano da Turquia para grau especulativo, citando a extrema volatilidade da lira e prevendo uma recessão no próximo ano, aumentando os problemas do país que lida com uma crise cambial.

A agência de rating reduziu o rating em um nível, para B+ ante BB-, e manteve a perspectiva estável para a Turquia, em uma decisão tomada depois que a lira perdeu 40 por cento de seu valor contra o dólar este ano.

"O rebaixamento reflete nossa expectativa de que a volatilidade da lira turca e o duro ajuste do balanço de pagamentos previsto vão enfraquecer a economia da Turquia. Prevemos uma recessão no ano que vem", disse a S&P.

A agência também estima que a inflação vai atingir o pico a 22 por cento nos próximos quatro meses e disse que o enfraquecimento da lira estava colocando pressão sobre o endividado setor corporativo. A desvalorização também aumentou consideravelmente o risco de financiamento para os bancos da Turquia.

"Apesar de riscos econômicos mais altos, nós acreditamos que a resposta política das autoridades monetária e fiscal da Turquia tem sido limitada até agora", disse o comunicado.

A crise cambial foi precipitada por desconfianças de investidores sobre a influência do presidente Tayyip Erdogan sobre a política monetária e alimentado pela disputa cada vez maior entre a Turquia e os Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingRatingStandard & Poor'sTurquia

Mais de Economia

Haddad: pacote de corte de gastos será divulgado após reunião de segunda com Lula

“Estamos estudando outra forma de financiar o mercado imobiliário”, diz diretor do Banco Central

Reunião de Lula e Haddad será com atacado e varejo e não deve tratar de pacote de corte de gastos

Arrecadação federal soma R$ 248 bilhões em outubro e bate recorde para o mês