Economia

S&P põe Catalunha em observação para possível rebaixamento

Para a agência, a coordenação entre a região e a Espanha é essencial para a sua capacidade de pagar o serviço de sua dúvida "no tempo certo e por completo"

Catalunha: no último domingo, a Catalunha realizou um plebiscito ilegal sobre sua independência da Espanha (Susana Vera/Reuters)

Catalunha: no último domingo, a Catalunha realizou um plebiscito ilegal sobre sua independência da Espanha (Susana Vera/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de outubro de 2017 às 10h04.

São Paulo - A S&P colocou os ratings B+/B da região autônoma da Catalunha em observação para possível rebaixamento, atribuindo a decisão à escalada de conflitos políticos com o governo central da Espanha.

"Vemos riscos de que essa escalada possa prejudicar a coordenação e comunicação entre os dois governos, que é essencial para a capacidade da Catalunha de pagar o serviço de sua dúvida no tempo certo e por completo", diz a S&P.

No último domingo, a Catalunha realizou um plebiscito ilegal sobre sua independência da Espanha, numa votação em que mais de 90% dos eleitores votaram pelo "sim". A expectativa é que o Parlamento catalão declare a secessão do território na próxima segunda-feira (09).

A agência de classificação de risco espera chegar a uma decisão final sobre os ratings da Catalunha em até três meses.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingCatalunhaEspanha

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa