Economia

Sonegação de impostos pode chegar a R$ 415 bilhões em 2013

Sinprofaz estima que a sonegação vai chegar a cerca de 10% do PIB nesse ano


	Arrecadação brasileira poderia ser 23% maior caso fosse possível eliminar a evasão tributária, segundo o estudo
 (USP Imagens)

Arrecadação brasileira poderia ser 23% maior caso fosse possível eliminar a evasão tributária, segundo o estudo (USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2013 às 10h37.

São Paulo – O Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) estima que a sonegação de impostos pode chegar a 415 bilhões de reais em 2013 – quase 10% do PIB brasileiro.

O estudo elaborado pelo sindicato indica que o valor estimado de sonegação tributária é superior a tudo que foi arrecadado em 2011 de Imposto de Renda (278, 3 bilhões de reais), ou a 90% do que foi arrecadado de tributos sobre Folhas e Salários (376,8 bilhões de reais) ou a quase metade do que foi tributado sobre Bens e Serviços (720,1 bilhões de reais).

De acordo com o estudo, a arrecadação brasileira poderia ser 23% maior caso fosse possível eliminar a evasão tributária. O Sinprofaz lança hoje o “Sonegômetro”, um placar online que mostra em tempo real quanto o Brasil deixa de arrecadar por causa da sonegação.

Para se chegar ao índice de sonegação, o estudo selecionou 13 tributos que correspondem ao 87,4% do total da arrecadação tributária no Brasil (IR, IPI, IOF, INSS, COFINS, CSLL, FGTS, ICMS, ISS, dentre outros).

Acompanhe tudo sobre:ImpostosLeãoImposto de Renda 2020Sonegação fiscal

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025