Economia

Sobre a crise, Hollande diz que seu dever é falar a verdade

Em seguida, o presidente acrescentou que “o crescimento [econômico] desacelera e aumenta os preços das matérias-primas"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2012 às 13h42.

Brasília – No poder há três meses, o presidente da França, François Hollande, disse hoje (31) que seu “dever é dizer a verdade aos franceses”. A afirmação dele, durante um discurso no Leste do país, em Châlons-en-Champagne, foi uma referência aos impactos da crise econômica internacional no país.

“O meu dever é dizer a verdade aos franceses. Estamos perante uma crise essencialmente séria, uma crise longa que dura mais de quatro anos e nenhuma das grandes potências econômicas, mesmo as emergentes, é poupada”, disse Hollande.

Em seguida, o presidente acrescentou que “o crescimento [econômico] desacelera e aumenta os preços das matérias-primas, dos cereais, quer por razões climáticas ou especulativas, assim como o petróleo”. Ele disse ainda que não menciona as responsabilidades de “ontem e anteontem”, referindo-se ao antecessor Nicolas Sarkozy, ex-presidente francês.

“Não se trata de julgar o passado, mas de agir agora para preparar o futuro”, disse Hollande, lembrando que ao assumir o governo em maio deste ano, ele tinha “pleno conhecimento de causa”.

Nos últimos dias, o presidente da França enfrenta queda da popularidade e cobranças da sociedade em relação aos efeitos da crise, pois o país sofre com o aumento do desemprego e da inflação.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaFrançois HollandePaíses ricosPolíticaPolíticos

Mais de Economia

Lira isenta lucros e dividendos até o fim do ano e mantém desconto parcial do IR até R$ 7.350

Câmara aprova projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Alckmin se reúne hoje novamente com empresários para discutir tarifas de Trump

Após reunião sem acordo, Haddad fala em 'solução rápida' para o IOF