Economia

Só 4% de empresários apontam PIB acima de 4% em 2013

Em julho, 62,7% da categoria afirmava crer que o PIB superaria os 4% projetados pelo BC


	"O resultado do PIB foi um choque", afirmou o presidente da Associação Brasileira das Companhias Abertas
 (©AFP / vanderlei almeida)

"O resultado do PIB foi um choque", afirmou o presidente da Associação Brasileira das Companhias Abertas (©AFP / vanderlei almeida)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2012 às 18h04.

Rio - A Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) identificou uma deterioração nas expectativas dos empresários para 2013. Pesquisa realizada pela entidade mostra que apenas 4% dos empresários acreditam em um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) maior do que os 4% projetados pela pesquisa Focus do Banco Central. Em julho, esse porcentual era de 62,7%.

Segundo o presidente da Abrasca, Antônio Castro, o empresariado brasileiro está cauteloso em relação ao futuro por conta da frustração de expectativas verificada este ano. Para Castro, a pesquisa poderia ter mostrado uma preocupação ainda maior do setor se tivesse sido feita depois do resultado decepcionante do PIB mo terceiro trimestre, que mostrou uma expansão de apenas 0,6% em relação ao trimestre anterior.

"O resultado do PIB foi um choque", afirmou Castro. A pesquisa verificou ainda uma tendência mais negativa para a balança comercial, o que tende a forçar uma alta da taxa de câmbio para um patamar acima de R$ 2,00 em 2013. O porcentual de empresários que aposta em queda do saldo de US$ 15 bilhões estimados pela Focus caiu de 28% em julho para 14,3% na nova pesquisa.

Já em relação ao mercado acionário, os empresários estão um pouco mais otimistas. Pelo estudo, 47,9% dos empresários acreditam que o índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) deve ficar acima do patamar de 57 mil a 60 mil pontos. No meio do ano, apenas 18% acreditavam que o índice pudesse superar esse intervalo.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraEmpresáriosIndicadores econômicosPIBPrevisões para 2013

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron