Economia

Skaf quer contrapor autoridade produtiva à autoridade monetária

Novo presidente da Fiesp afirma que a indústria precisa participar da formulação das políticas públicas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h52.

Os empresários devem se articular para criar uma "autoridade produtiva" que se contraponha à "autoridade monetária". A proposta de contrapor o Banco Central, responsável pela política monetária do país, partiu do novo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, que assumiu o cargo nesta segunda-feira (27/9). "Devemos fazer parte da formulação das decisões. Não podemos simplesmente recebê-las e criticá-las", afirmou Skaf.

A redução da carga tributária (leia reportagem de EXAME sobre o peso dos tributos sobre o setor produtivo), e da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), além da ampliação do acesso dos produtores ao crédito, são os pontos que Skaf pretende atacar primeiro. O novo presidente da Fiesp também ressaltou que enfatizará o trabalho de articulação da indústria com outras esferas, como o setor público. Para tanto, ele pretende viajar pelo menos uma vez por semana a Brasília.

Para ocupar a cadeira que foi de Horacio Lafer Piva por dois mandatos, Skaf enfrentou a eleição mais disputada da Fiesp, segundo reportagem de EXAME. O racha do empresariado é representado por um fato concreto: pela primeira vez, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) terá um presidente distinto do da Fiesp. O escolhido para o Ciesp foi justamente o concorrente direto de Skaf na disputa pela federação Cláudio Vaz, que era apoiado por Piva.

Durante sua posse no Ciesp, também hoje, Vaz destacou o desafio que a situação inédita coloca aos empresários. "As entidades precisam manter sua identidade porque cada uma tem um trabalho de representação a executar", disse Vaz. Segundo ele, a migração crescente de empresas para o interior do estado reforça o papel de representação do Ciesp, que conta com 41 diretorias regionais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

STF ajuda a fortalecer as instituições, diz Haddad sobre IOF

AGU diz que decisão de Moraes sobre IOF reafirma compromisso por separação de Poderes

Motta diz que decisão de Moraes mantendo IOF sem alta está em 'sintonia com a Câmara'

Conta de luz em SP fica mais cara a partir desta sexta; impacto no IPCA deve ser de até 0,10%