Economia

Sistema aéreo dos EUA pode ter interrupções com cortes

Cerca de US$ 85 bilhões em cortes devem ser aplicados em programas do governo a partir de 1º de março se parlamentares não agirem


	Uma passageira no aeroporto de Chicago
 (Scott Olson/AFP)

Uma passageira no aeroporto de Chicago (Scott Olson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2013 às 18h11.

Washington - O sistema de viagens aéreas dos Estados Unidos enfrenta risco de interrupções se o corte automático de gastos do governo entrar em vigor na próxima semana, disse o secretário de Transportes dos EUA, Ray LaHood, nesta sexta-feira, em um esforço para pressionar os parlamentares a adiar o corte.

LaHood pintou um sombrio cenário de atrasos e voos cancelados, torres de controle e aeroportos fechados, com os viajantes aéreos irados se os cortes de gastos forem autorizados em um processo conhecido como sequestro.

"Voos para grandes cidades como Nova York, Chicago e San Francisco e outras podem ter atrasos de até 90 minutos durante as horas de pico", disse ele a jornalistas na Casa Branca.

Cerca de 85 bilhões de dólares em cortes devem ser aplicados em programas do governo a partir de 1o de março se parlamentares não agirem. Os cortes foram planejados para serem tão grandes que forçariam um acordo sobre um pacote mais amplo de redução do déficit.

O presidente norte-americano Barack Obama pediu ao Congresso que adie os cortes por diversos meses para permitir que a Casa Branca e congressistas republicanos cheguem a um acordo para o corte de déficit. Obama fez diversos discursos, reforçados por sua equipe, destacando os danos econômicos que os cortes causariam.

LaHood, um ex-representante republicano do congresso reconheceu que a administração esperava que seus avisos possam mudar a visão de seus companheiros de partido.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transportePaíses ricosEstados Unidos (EUA)AviaçãoCrise econômicaOrçamento federal

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas