Economia

Setor privado alemão cresce pelo oitavo mês seguido

Maior economia europeia registra forte crescimento

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2013 às 07h27.

Berlim - A recuperação no setor exportador da Alemanha contribuiu para uma sólida expansão do setor privado em dezembro, mostrou pesquisa do Índice de Gerentes de Compra (PMI, na sigla em inglês) do instituto Markit nesta segunda-feira, um sinal de que a maior economia europeia registra forte crescimento.

O índice composto preliminar, que contabiliza expansão nos setores industrial e de serviços, ficou em 55,2 em dezembro, bem acima da marca de 50 que separa crescimento de expansão.

A expansão foi a oitava seguida, apesar de ter ficado um pouco mais fraca do que a leitura final do mês passado de 55,4.

"O PMI está girando a uma taxa de Produto Interno Bruto de 0,5 talvez de 0,6 por cento no atual trimestre, acelerando-se em relação ao terceiro trimestre", afirmou o economista do Markit, Chris Williamson. "Parece que veremos o atual crescimento também no primeiro trimestre do ano que vem." O setor industrial, que teve um fraco começo de ano, acelerou o ritmo em dezembro. O índice que mede o desempenho do setor subiu para 54,2 ante 52,7, na leitura final de dezembro, e superando estimativa de pesquisa da Reuters de 53. O resultado é o mais forte em dois anos e meio.

O setor de serviços também registrou crescimento, apesar de não tão forte como no mês anterior. O índice desacelerou para 54 ante 55,7 em novembro e abaixo das expectativas de 55,5.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaIndústriaIndústrias em geralPaíses ricosPMI – Purchasing Managers’ Index

Mais de Economia

China e Brasil: Destaques da cooperação econômica que transformam mercados

'Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás', diz presidente da Petrobras

Governo estima R$ 820 milhões de investimentos em energia para áreas isoladas no Norte

Desemprego cai para 6,4% no 3º tri, menor taxa desde 2012, com queda em seis estados