Economia

Setor industrial está disposto a ampliar investimentos

Pesquisa realizada pela CNI indicou que 85,4% das 584 empresas estão dispostas a investir em 2013


	Fábrica de móveis em Goiânia: pesquisa apontou que 34,8% das empresas irão melhorar o processo de produção
 (Cristiano Mariz/EXAME.com)

Fábrica de móveis em Goiânia: pesquisa apontou que 34,8% das empresas irão melhorar o processo de produção (Cristiano Mariz/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2013 às 12h55.

Brasília - As empresas industriais pretendem ampliar investimentos em 2013, mostrou pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), após a queda na intenção para isso vista no ano passado frente a 2011.

Pesquisa realizada pela entidade indicou que 85,4 por cento das 584 empresas consultadas estão dispostas a investir em 2013, ante 80,2 por cento no levantamento similar feito em 2012.

Mesmo diante da reação positiva prevista para este ano, a disposição em investir é a menor desde 2009, quando 86,6 por cento das indústrias disseram que destinariam recursos para essa finalidade.

A pesquisa feita pela CNI sobre intenções de investimento em 2013 apontou que 34,8 por cento das empresas irão melhorar o processo de produção, 28,3 por cento querem ampliar a capacidade de produtiva e 11,65 por cento farão manutenção na linha de fabricação.

A consulta revelou ainda que 57,9 por cento das companhias pretendem adquirir máquinas e equipamentos neste ano. Na pesquisa similar feita pela entidade para 2012, essa resposta havia sido dada por 45,9 por cento das empresas.

A participação de importados nas compras de bens de capital também deverá aumentar, já que 38,5 por cento das empresas comunicaram que pretendem ampliar as compras no exterior de máquinas e equipamentos.

Sobre a menor disposição de investimentos em 2012, a maior parte das empresas, 44 por cento, citou a incerteza econômica como fator de contenção dos planos de ampliação e modernização no ano passado. A reavaliação da demanda ou a elevada ociosidade do parque industrial foram citados em segundo lugar.

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da IndústriaIndústriaIndústrias em geralInvestimentos de empresas

Mais de Economia

Presidente do Banco Central: fim da jornada 6x1 prejudica trabalhador e aumenta informalidade

Ministro do Trabalho defende fim da jornada 6x1 e diz que governo 'tem simpatia' pela proposta

Queda estrutural de juros depende de ‘choques positivos’ na política fiscal, afirma Campos Neto

Redução da jornada de trabalho para 4x3 pode custar R$ 115 bilhões ao ano à indústria, diz estudo