Economia

Setor industrial da Alemanha encolhe em abril, mostra PMI

PMI do Markit para o setor industrial caiu para 48,1 em abril, segundo mês em que o índice cai abaixo da linha de 50 que separa crescimento de contração


	Fábrica da GM na Alemanha: pesquisa PMI aponta para um início instável do segundo trimestre, apesar de o sentimento do consumidor ter melhorado
 (Sean Gallup/Getty Images)

Fábrica da GM na Alemanha: pesquisa PMI aponta para um início instável do segundo trimestre, apesar de o sentimento do consumidor ter melhorado (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2013 às 08h52.

Berlim - A atividade industrial da Alemanha encolheu em abril, à medida que a falta de novas encomendas levaram a uma queda na produção, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) nesta quinta-feira, levantando dúvidas sobre o fortalecimento da recuperação na maior economia da Europa.

O PMI do Markit para o setor industrial da Alemanha, que responde por cerca de um quinto da economia, caiu para 48,1 em abril ante 49,0 em março.

O resultado marca o segundo mês em que o índice cai abaixo da linha de 50 que separa crescimento de contração, e é a menor leitura desde dezembro.

A Alemanha suportou os dois primeiros anos de crise da zona do euro, mas o crescimento desacelerou no ano passado e a economia chegou a contrair no quarto trimestre. Mas economistas esperam que o país tenha retornado ao crescimento no primeiro trimestre de 2013.

A pesquisa PMI, combinada com uma queda no sentimento do empresário e do investidor em abril, aponta para um início instável do segundo trimestre, apesar de o sentimento do consumidor ter melhorado para maio e a taxa de desemprego ter continuado perto da mínima pós-reunificação.

"A demanda de exportação mais fraca e a pequena confiança do empresário dentro da zona do euro colocaram a produção industrial alemã de volta no terreno de contração em abril", afirmou o economista sênior do Markit, Tim Moore.

"Com os volumes de novos pedidos caindo ainda mais e com o retorno de cortes de emprego, a última pesquisa mostra um segundo trimestre difícil para o setor industrial", acrescentou.

A pesquisa mostrou que a produção industrial caiu em abril pela primeira vez este ano, à medida que as empresas tiveram queda nos pedidos e os trabalhos pendentes caíram pela primeira vez desde janeiro.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaIndicadores econômicosIndústriaIndústrias em geralPaíses ricosPMI – Purchasing Managers’ Index

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal