Economia

Setor de supermercados em SP está otimista com economia

Em dezembro, 36% dos profissionais do setor demonstraram otimismo em relação ao ambiente econômico atual e futuro


	Supermercados: segundo a pesquisa, quanto perguntados sobre a expectativa futura de vendas 72% dos entrevistados mostraram otimismo
 (Tânia Rêgo/ABr)

Supermercados: segundo a pesquisa, quanto perguntados sobre a expectativa futura de vendas 72% dos entrevistados mostraram otimismo (Tânia Rêgo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2013 às 12h46.

São Paulo - Os supermercadistas paulistas estão otimistas com relação ao ambiente econômico atual e futuro, de acordo com a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS) divulgada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), nesta quinta-feira.

Em dezembro, 36% dos profissionais do setor demonstraram otimismo em relação ao ambiente econômico atual e futuro. Do total de entrevistados, 30% mostraram-se pessimistas e 34% ficaram neutros.

Para a Apas, o nível de otimismo é considerado elevado, principalmente quando o assunto é a perspectiva futura da economia. A análise do momento atual aponta que os índices de otimismo atingiram 31,5%; já no recorte sobre o futuro 40,1% dos entrevistados mostraram-se otimistas.

Em nota, a Associação explica que a confiança dos supermercadistas em relação à expectativa atual das vendas também sinaliza confiança do setor: 72% de otimismo, 28%, neutro e 0%, pessimismo. Em virtude das festas de final de ano e do consequente aumento do consumo, pelo segundo mês consecutivo (novembro e dezembro) a confiança do setor supermercadista foi influenciada de forma positiva.

"A expectativa é de que os níveis de confiança permaneçam elevados em 2013 por causa da recuperação da economia brasileira. Com o crescimento do PIB, haverá alta dos índices de emprego e renda, duas variáveis que influenciam diretamente no desempenho do setor supermercadista", afirma João Galassi, presidente da Apas, por meio de nota. 

Segundo a pesquisa, quanto perguntados sobre a expectativa futura de vendas 72% dos entrevistados mostraram otimismo, 7% foram neutros e 21%, pessimistas.

Acompanhe tudo sobre:Comércioeconomia-brasileiraVarejo

Mais de Economia

Haddad diz que regulamentação do vale-refeição e alimentação pode reduzir preço de alimentos

Governo chinês apresenta medidas para fortalecer o mercado de capitais e economia

Quase nove em cada dez acordos salariais em 2024 tiveram reajustes acima da inflação, mostra Dieese