Economia

Setor de serviços recua 0,8% em outubro, diz IBGE

Volume teve queda de 0,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior

Serviços (Reza Estakhrian/Getty Images)

Serviços (Reza Estakhrian/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de dezembro de 2017 às 09h11.

Última atualização em 15 de dezembro de 2017 às 09h55.

Rio de Janeiro - O volume de serviços prestados teve redução de 0,8% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou na manhã desta sexta-feira, 15, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, a queda havia sido de 0,3%.

O resultado veio ligeiramente menor que a mediana das estimativas captadas pelo Projeções Broadcast, que apontava para retração de 0,9%, com intervalo de recuo de 1,1% e alta de 0,1%.

Na comparação com outubro do ano anterior, houve redução de 0,3% em outubro deste ano, já descontado o efeito da inflação. A taxa acumulada pelo volume de serviços prestados no ano ficou negativa em 3,4%, enquanto o volume acumulado em 12 meses registrou perda de 3,7%.

Desde outubro de 2015, o IBGE divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes disso, o órgão anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado.

Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal diminuiu 0,2% em outubro ante setembro. Na comparação com outubro do ano passado, houve alta na receita nominal de 5,0%.

Acompanhe tudo sobre:IBGEServiços

Mais de Economia

Presidente do Banco Central: fim da jornada 6x1 prejudica trabalhador e aumenta informalidade

Ministro do Trabalho defende fim da jornada 6x1 e diz que governo 'tem simpatia' pela proposta

Queda estrutural de juros depende de ‘choques positivos’ na política fiscal, afirma Campos Neto

Redução da jornada de trabalho para 4x3 pode custar R$ 115 bilhões ao ano à indústria, diz estudo