Economia

Setor automobilístico dos EUA tem aumento nas vendas

Vendas da GM aumentaram 16% em janeiro, as da Ford 22% e as da Toyota 27%


	Fila de carros em concessionária: compradores de veículos têm sido motivados nos EUA pelo fácil acesso ao crédito e pelas baixas taxas de juros
 (Marcelo Camargo/ABr)

Fila de carros em concessionária: compradores de veículos têm sido motivados nos EUA pelo fácil acesso ao crédito e pelas baixas taxas de juros (Marcelo Camargo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2013 às 17h09.

Detroit - A indústria automobilística dos Estados Unidos começou o ano com vendas crescentes em janeiro, indicando que o mercado está no caminho de voltar este ano a níveis vistos antes da recessão.

A General Motors informou nesta sexta-feira que suas vendas de automóveis e caminhões pequenos nos EUA aumentaram 16% para 194.699 em janeiro, enquanto a Chrysler, unidade da italiana Fiat, afirmou que as vendas também subiram 16%, para 117.731 veículos. Entre as montadoras norte-americanas, a Ford registrou o maior avanço, com as vendas crescendo 22% em janeiro, para 166.501 veículos.

As vendas da Toyota avançaram 27%, para 157.725, e a Hyundai registrou aumento de 2,4%, alcançando um recorde para meses de janeiro graças ao Elantra e ao Santa Fe. As vendas da Nissan cresceram 2% e as da Volkswagen avançaram 6,7%, mas o resultado registrou um dos menores ganhos ano a ano em meses.

A expectativa, segundo o site Edmunds.com, é de que as vendas totais de veículos nos EUA em janeiro cresçam 15% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Janeiro é geralmente um mês de vendas fracas, mas alguns analistas preveem que a indústria pode fechar o mês com uma taxa anualizada de mais de 15 milhões de vendas, colocando o setor automobilístico no caminho de um ano robusto. "Os números de janeiro mostraram que as vendas de veículos permaneceram fortes mesmo após o término das propagandas de fim de ano", disse Jessica Caldwell, analista do Edmunds.com.

O acesso fácil a crédito e as baixas taxas de juros têm ajudado a motivar compradores, que buscam novos veículos para substituir os antigos. A idade média dos carros em uso nos EUA é atualmente de 11 anos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEstados Unidos (EUA)IndústriaIndústrias em geralPaíses ricosVeículos

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs