Economia

Serasa: índice de cheques sem fundos tem ligeira alta em julho

Em todo o país, foram devolvidos 1,99% do total de cheques compensados

Segundo economistas da Serasa, o aumento em julho ocorreu um função das vendas parceladas com cheque pré-datado para o Dia dos Namorados (ARQUIVO)

Segundo economistas da Serasa, o aumento em julho ocorreu um função das vendas parceladas com cheque pré-datado para o Dia dos Namorados (ARQUIVO)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2011 às 11h08.

São Paulo - O índice de cheques devolvidos por falta de fundos teve ligeira alta no mês de julho, de acordo com dados divulgados hoje (22) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Em todo o país, foram devolvidos 1,99% do total de cheques compensados, contra 1,93% em junho deste ano e 1,74% de julho de 2010.

De janeiro a julho, o percentual de cheques devolvidos ficou em 1,94%, ligeiramente mais elevado do que o índice do mesmo período de 2010, 1,86% . Nesse período, a Região Norte foi a que teve o maior percentual: 4,08%. O Nordeste, o Centro-Oeste e o Sul registraram 3,44%, 2,54% e 1,8%, respectivamente. O menor índice foi apresentado pela Região Sudeste, com 1,58%.

Considerando os estados isoladamente, Roraima lidera com a taxa de 11,95%, e São Paulo apresenta o menor percentual, 1,47%.

Segundo economistas da Serasa, o pequeno aumento dos cheques devolvidos por falta de fundos no mês de julho ocorreu um função das vendas parceladas com cheque pré-datado para o Dia dos Namorados. Os juros altos, em razão da política monetária restritiva para controle da inflação, estimularam a volta dos parcelamentos no pré-datado, de acordo com a empresa de consultoria.

As datas comemorativas também influenciaram o aumento dos cheques sem fundos no acumulado de 2011.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaExperianInadimplênciaSerasa Experian

Mais de Economia

Haddad elogia retirada do ressarcimento do INSS do arcabouço fiscal

Toffoli homologa acordo para ressarcir vítimas de fraudes do INSS

Câmara dos Deputados aprova urgência para apreciação de projeto que revisa benefícios fiscais

PF deve instaurar inquérito para investigar ataque hacker a instituições financeiras