Economia

Sentimento do consumidor japonês tem 1ª queda do ano

Tóquio - O sentimento do consumidor no Japão piorou pela primeira vez em 11 meses em novembro, informou o governo, em mais um sinal de que as preocupações dos consumidores sobre o mercado de trabalho podem puxar para baixo a demanda doméstica e frear a recuperação da economia. O índice de confiança do consumidor apurado […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Tóquio - O sentimento do consumidor no Japão piorou pela primeira vez em 11 meses em novembro, informou o governo, em mais um sinal de que as preocupações dos consumidores sobre o mercado de trabalho podem puxar para baixo a demanda doméstica e frear a recuperação da economia.

O índice de confiança do consumidor apurado pelo Escritório do Gabinete de Governo, que mede as perspectivas econômicas dos consumidores para os próximos seis meses, caiu de 40,5 em outubro para 39,5 em outubro. Foi a primeira redução desde dezembro do ano passado, o que trouxe o índice para seu nível mais baixo desde julho.

O declínio levou o governo a diminuir sua avaliação do índice pelo segundo mês seguido. De acordo com um comunicado do Escritório do Gabinete, o índice mostra que o "sentimento do consumidor está ficando mais fraco". Em outubro, o Escritório do Gabinete disse que a alta (do sentimento) estava "se suavizando". As informações são da Dow Jones.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

IPCA de outubro desacelera e fecha em 0,09% após alta em setembro

Ata do Copom: BC deve continuar com cautela e manter juros a 15%

Comissão mista vota MP do Plano Brasil Soberano contra tarifaço nesta terça-feira

Governo prorroga até fevereiro prazo para aposentados pedirem descontos indevidos do INSS