Economia

Senado está pronto para votar orçamento nesta 3ª feira

O assunto chegou a entrar em votação, depois de a Câmara aprovar o texto, mas faltou quórum para o tema ser aprovado pelo Senado


	Senado brasileiro: a votação está marcada para as 19h
 (Agência Brasil/ Wikimedia Commons)

Senado brasileiro: a votação está marcada para as 19h (Agência Brasil/ Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2013 às 13h14.

Brasília - A votação do Orçamento da União de 2013 pelo Senado está marcada para esta terça-feira a partir das 19 horas. O assunto chegou a entrar em votação, na madrugada de quinta-feira (07), depois de a Câmara aprovar o texto, mas faltou quórum para o tema ser aprovado pelo Senado.

O Orçamento entrou em discussão depois da votação dos vetos presidenciais à lei dos royalties do petróleo, mas o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu que a votação do Orçamento seria feita na Câmara, mas adiada no Senado. Renan anunciou essa medida depois de o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), dizer que poderia solicitar a verificação de quórum.

O senador do PSDB também alegou que o Orçamento só poderia ser votado depois de analisados todos os vetos presidenciais presentes. Para Nunes Ferreira, a Constituição estabelece que enquanto sobrarem vetos que ainda não foram analisados, não se pode votar nenhuma outra matéria de competência do Congresso.

O tucano, inclusive, afirmou que o PSDB considera a hipótese de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a aprovação do Orçamento desta terça-feira. Nunes Ferreira afirmou que o atual cenário "não oferece segurança jurídica".

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilCâmara dos DeputadosSenadoOrçamento federal

Mais de Economia

Sindicalização cresce pela 1ª vez em uma década e atinge 8,9%

2026 terá avanço da IA, inflação alta e mundo fragmentado, prevê J.P. Morgan

Mudança em mercado de carbono será 'divisor de águas', diz diretor do Itaú BBA

Senado aprova projeto de atualização patrimonial com itens da MP do IOF