Economia

Senado aprova marco regulatório do fomento mercantil

Brasília - O plenário do Senado aprovou hoje o projeto de lei 13/2007, do falecido deputado João Herrmann, que institui um marco regulatório para as operações de factoring ou fomento mercantil. Diante das alterações feitas pelos senadores, a matéria volta à análise da Câmara. Os senadores aprovaram o substitutivo do senador Antonio Carlos Magalhães Júnior […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Brasília - O plenário do Senado aprovou hoje o projeto de lei 13/2007, do falecido deputado João Herrmann, que institui um marco regulatório para as operações de factoring ou fomento mercantil. Diante das alterações feitas pelos senadores, a matéria volta à análise da Câmara.

Os senadores aprovaram o substitutivo do senador Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA), relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O democrata observa que as empresas de factoring são fonte recorrente de financiamento das pequenas e médias empresas e, até o momento, não tinham regulamentação própria.

O projeto define as operações de factoring ou fomento mercantil, caracterizadas pela negociação de recebíveis (como cheques pré-datados, não reconhecidos legalmente, mas uma prática comum do mercado). A proposta estabelece ainda regras tributárias para a atividade e prevê penas que vão de multa até prisão para quem infringir a lei.

O projeto frisa a distinção entre as atividades financeiras e as operações de factoring, sendo que aquelas são fiscalizadas pelo Banco Central. No caso do factoring, o projeto estabelece que o Executivo indicará um órgão para fiscalizar as empresas.

Acompanhe tudo sobre:LegislaçãoGoverno

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis