Economia

Sem-teto prometem sabotagens ao leilão do pré-sal

Processos judiciais e manifestações populares estão entre as medidas que o movimento social aplicará


	Exploração de petróleo: Sobre a rodada do pré-sal, o movimento defende que foi ilegal o lançamento da rodada sem a aprovação formal requerida por lei pelo TCU
 (Bas Meelker/Getty Images)

Exploração de petróleo: Sobre a rodada do pré-sal, o movimento defende que foi ilegal o lançamento da rodada sem a aprovação formal requerida por lei pelo TCU (Bas Meelker/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2013 às 07h59.

Rio - A Frente Internacionalista dos Sem-Teto (Fist) entrou com duas ações populares constitucionais, com pedido urgente de liminar, contra a 11ª rodada de licitação de óleo e gás, realizada em maio, e outra contra a 12ª rodada do pré-sal, a ser realizada em outubro.

O advogado da Fist Andre de Paula disse, durante declaração na audiência pública sobre a 12ª rodada de óleo e gás realizada nesta quarta-feira, 18, que movimentos sociais farão de tudo para atrapalhar o leilão do pré-sal.

"Podem ficar certos, sabotagens acontecerão", disse, ao microfone, especificando estar se dirigindo à Agência Nacional do Petróleo (ANP), responsável pela organização, e a empresas multinacionais em sua declaração. De Paula citou processos judiciais e manifestações populares entre as medidas.

Fist considera que foram leiloadas áreas do pré-sal na 11ª Rodada, que por isso defendem ser ilegal. Sobre a rodada do pré-sal, a Fist defende que foi ilegal o lançamento da rodada sem a aprovação formal requerida por lei pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Acompanhe tudo sobre:EnergiaLeilõesPetróleoPré-sal

Mais de Economia

Governo publica regulamentação da Lei da Reciprocidade Econômica

Governo discute tarifaço com empresários nesta terça e inicia estratégia de mobilização da sociedade

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF