Economia

Segunda rodada do pré-sal tem 10 empresas habilitadas, diz ANP

A 3ª rodada, por sua vez, conta com 14 empresas habilitadas

Pré-sal: das aprovadas, 11 são de origem estrangeira (Petrobras/Divulgação)

Pré-sal: das aprovadas, 11 são de origem estrangeira (Petrobras/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de outubro de 2017 às 10h39.

Última atualização em 3 de outubro de 2017 às 10h54.

São Paulo - A Comissão Especial de Licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) concluiu na terça-feira, 3, a análise dos pedidos de empresas que manifestaram interesse e solicitaram qualificação na segunda e terceira rodadas do pré-sal, que serão realizadas em 27 de outubro. Dez empresas estão habilitadas para a segunda rodada e 14 para a terceira. Houve uma desistência para cada uma das rodadas.

Das aprovadas, 11 são de origem estrangeira e apenas uma, a Petronas, ainda não possui contrato para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.

As empresas habilitadas para a segunda rodada são: ExxonMobil (Estados Unidos); Petrogal Brasil (Portugal); Petrobras (Brasil); Petronas (Malásia); Repsol Sinopec (Espanha); Shell Brasil (Reino Unido/Holanda); Statoil (Noruega); Total (França); Chevron (Estados Unidos); e OP Energia (Brasil).

Já as companhias habilitadas para a terceira rodada do pré-sal são: BP Energy (Reino Unido); CNODC Brasil Petróleo e Gás (China); ExxonMobil (Estados Unidos); Petrogal Brasil (Portugal); Petrobras (Brasil); QPI Brasil Petróleo (Catar); Petronas (Malásia); Repsol Exploración (Espanha); Shell Brasil (Reino Unido/Holanda); Statoil (Noruega); Total (França); Chevron (Estados Unidos); CNOOC Petroleum Brasil (China); e Ecopetrol (Colômbia).

Segundo a ANP, as empresas habilitadas cumpriram todos os requisitos previstos no edital e estão aptas a participar da rodada. A habilitação é obrigatória e individual para cada interessada, mesmo para aquelas que pretendam apresentar oferta mediante consórcio.

A segunda rodada do pré-sal ofertará quatro áreas com jazidas unitizáveis, ou seja, adjacentes a campos ou prospectos cujos reservatórios se estendem para além da área concedida. As áreas são relativas às descobertas denominadas por Gato do Mato e Carcará, e aos campos de Tartaruga Verde e Sapinhoá.

Já a terceira rodada ofertará quatro áreas localizadas nas bacias de Campos e Santos, na região do polígono do pré-sal, relativas aos prospectos de Pau Brasil, Peroba, Alto de Cabo Frio-Oeste e Alto de Cabo Frio-Central.

Acompanhe tudo sobre:Indústria do petróleoLeilõesPetróleoPré-sal

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron