Economia

Secretário-geral da OCDE pede apoio do BCE para Espanha

Pedido é do secretário-geral da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos, Angel Gurría


	BCE: um pedido de resgate financeiro pela Espanha, quarta economia da zona do euro, "é uma opção, é uma via", destacou Gurría
 (Ralph Orlowski/Reuters)

BCE: um pedido de resgate financeiro pela Espanha, quarta economia da zona do euro, "é uma opção, é uma via", destacou Gurría (Ralph Orlowski/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2012 às 08h00.

Madri - Um pedido de resgate da Espanha é uma opção, com a condição de que o Banco Central Europeu (BCE) e a União Europeia (UE) atuem para ajudar o país, que "merece", declarou o secretário-geral da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE), Angel Gurría.

"É necessário dar um sinal na Europa de que existe não apenas um mínimo de solidariedade nos discursos, mas também na prática, e que a Europa não vai permitir que um país como a Espanha caia nas mãos da especulação", declarou à rádio espanhola RNE.

"A Espanha merece o apoio dos irmãos e irmãs da UE pela via da estabilização das taxas de juros para que não tenha que pagar 7%, insisto, quando alguns membros estão pagando taxas negativas", completou.

Um pedido de resgate financeiro pela Espanha, quarta economia da zona do euro, "é uma opção, é uma via", destacou Gurría, se for a condição fixada para uma "ação" do Banco Central Europeu.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrise econômicaUnião EuropeiaCrises em empresasEspanhaBCE

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE