Economia

Sean Penn: postura do Reino Unido sobre Malvinas é 'abusiva'

O ator americano também lamentou que a imprensa inglesa 'encoraje a guerra, e não a diplomacia' na disputa entre argentinos e ingleses pelo domínio das ilhas

Sean Penn foi recebido na terça-feira pelo presidente do Uruguai, José Mujica: 'o bom jornalismo promove a paz; o mau, a guerra'

Sean Penn foi recebido na terça-feira pelo presidente do Uruguai, José Mujica: 'o bom jornalismo promove a paz; o mau, a guerra'

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2012 às 10h52.

Montevidéu - O ator americano Sean Penn qualificou nesta terça-feira, em Montevidéu, de insensível, militarista e abusiva a posição do Reino Unido em relação ao conflito pela soberania das Ilhas Malvinas com a Argentina e lamentou que a imprensa inglesa 'encoraje a guerra, e não a diplomacia'.

Penn concedeu estas declarações depois de se reunir com o presidente do Uruguai, José Mujica, durante viagem pela América do Sul em seu papel de embaixador itinerante do Haiti para tratar com os líderes da região sobre a reconstrução do país caribenho.

'Não imaginava quão sensível é o povo com o tema do colonialismo, especialmente aqueles que desenvolvem o colonialismo', disse em tom de piada para se referir às críticas contra ele na imprensa britânica após sua passagem pela Argentina.

Penn indicou que, como 'americano orgulhoso' e como 'orgulhoso aliado do Reino Unido', sente o dever de criticar as atividades de seu Governo quando estão equivocadas.

'Não me desculpo por meus comentários, e me incomoda que a imprensa inglesa seja tão agressiva e encoraje a guerra, não a diplomacia. O bom jornalismo promove a paz; o mau, a guerra', sentenciou o ator.

Penn é embaixador itinerante do Haiti desde o final de janeiro, quando foi nomeado pelo presidente do Haiti, Michel Martelly, em reconhecimento ao seu trabalho na reconstrução do país após o terremoto de 2010, que deixou 300 mil mortos. 

Acompanhe tudo sobre:ServiçosPaíses ricosAmérica LatinaEuropaReino UnidoAtores e atrizesArgentinaMídia

Mais de Economia

Após decisão do TCU, Haddad diz que continuará perseguindo meta fiscal

Senado adia votação de segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária

TCU diz que governo não pode mirar piso da meta fiscal e decisão pode levar a novo congelamento

Senado aprova projeto que cria espaço fiscal para combater impactos do tarifaço