Economia

Sai edital para obras de dragagem no Porto de Santos

A dragagem será feita a uma profundidade de 15 metros


	Porto de Santos: a disputa pelo contrato ocorrerá no dia 11 de junho
 (Germano Lüders / EXAME)

Porto de Santos: a disputa pelo contrato ocorrerá no dia 11 de junho (Germano Lüders / EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2014 às 13h58.

São Paulo - A Secretaria de Portos (SEP) publicou nesta terça-feira, 21, o edital de licitação de obras de dragagem para uma profundidade de 15 metros no Porto de Santos.

A disputa pelo contrato, que inclui manutenção da profundidade do canal de acesso e berços de atracação, ocorrerá no dia 11 de junho, quando serão abertas as propostas dos interessados na sede da secretaria, em Brasília.

Também nesta terça, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) estabeleceu em 12,7 metros o calado operacional nos trechos 1, 2 e 3 do Porto de Santos.

O trecho 4, onde estão localizados a Brasil Terminal Portuário (BTP) e o EcoPorto Santos, permanece com calado operacional em 11,2 metros.

A primeira tentativa da SEP para a contratação do serviço de dragagem fracassou no último dia 8 de abril, quando todas as empresas apresentaram propostas acima do valor máximo definido pelo governo federal. Houve cinco interessados, mas nenhum classificado.

Desta vez, segundo nota da assessoria de imprensa da Codesp, o ministro Antonio Henrique Silveira reuniu as empresas de dragagem para identificar as dúvidas que poderiam as ter motivado a elevarem os custos do projeto. A SEP, então, realizou alterações no edital.

O investimento previsto é de R$ 3,8 bilhões nos próximos dez anos. A licitação pertence à segunda fase do Programa Nacional de Dragagem (PND2), que faz parte o Plano de Investimento em Logística (PIL-Portos) lançado em 2012 pela presidente Dilma Rousseff.

O processo será realizado pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e inclui projeto básico, projeto executivo e execução das obras.

Acompanhe tudo sobre:CodespEmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasInfraestruturaPorto de SantosPortosTransportes

Mais de Economia

Senado aprova lei do licenciamento com emenda que acelera exploração de petróleo na Foz do Amazonas

China pede ‘calma’ para preservar comércio global ainda não afetado pela guerra tarifária

INSS: Ministério Público Federal recomenda que cidadãos vulneráveis sejam ressarcidos em 30 dias

Economia da Argentina cai 1,8% na comparação mensal — mas cresce 5,6% na variação anual