O IGC projetou uma safra global de trigo 2012/13 em 681 milhões de toneladas (Faísca/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 2 de abril de 2012 às 15h05.
Londres - A safra global de milho foi estimada em um recorde de 900 milhões de toneladas em 2012/13 e deverá superar a demanda pela primeira vez desde a temporada 2008/09, previu o Conselho Internacional de grãos (IGC, na sigla em inglês) nesta segunda-feira.
"As perspectivas de oferta e demanda de milho estão projetadas para continuar apertadas em 12/13, mas uma boa safra, incluindo uma recuperação importante nos EUA, não deve ser totalmente absorvida pela demanda, deixando espaço para um modesto aumento dos estoques", disse o IGC em relatório mensal.
Produtores norte-americanos vão plantar a maior área de milho em 75 anos, influenciados pelos bons preços da commodity, superando expectativas em meio a surpreendentes reduções nas semeaduras de soja e trigo de primavera, de acordo com um relatório do governo dos EUA divulgado na sexta-feira.
A previsão do IGC de consumo global de milho em 2012/13 foi estimada em 893 milhões de toneladas, alta de 3,7 por cento ante a temporada passada.
"Os estoques globais estão projetados para aumentar modestamente, com um aumento nos EUA mais do que compensando a queda na China e no Brasil", disse o IGC.
Estoques de trigo recuam
O IGC projetou uma safra global de trigo 2012/13 em 681 milhões de toneladas, ligeiramente acima da previsão do mês anterior de 680 milhões, mas ainda tímida em relação à temporada anterior, com 696 milhões.
"As safras podem ser menores na Austrália, Cazaquistão, Marrocos e Ucrânia, mas melhores resultados são esperados na América do Norte e na Rússia", disse o IGC.
O consumo global de trigo deve subir ligeiramente em 2012/13 para 683 milhões de toneladas, contra 681 milhões na temporada anterior, resultando em uma queda marginal dos estoques.
"Os estoques globais devem recuar ante o pico do ano passado, mas a disponibilidade deve continuar confortável, incluindo nos grandes exportadores", disse o IGC.
O IGC elevou sua previsão para as importações de grãos do Irã em 2011/12 para 7,4 milhões de toneladas, ante uma projeção anterior de 5,2 milhões, após uma onda de compras recente.
A revisão para cima reflete principalmente as maiores importações de trigo previstas em 3,0 milhões de toneladas, ante uma previsão anterior de 1 milhão.
O Irã vem comprando trigo em um ritmo frenético, ordenando grande parte de sua necessidade anual em pouco mais de um mês e pagando um prêmio em moedas que não o dólar para contornar as sanções do Ocidente e evitar distúrbios sociais.