Economia

Safra de soja 13/14 do PR prevista em recorde; milho cairá

Safra 2013/14 de soja do Paraná foi estimada nesta sexta-feira em 16,1 milhões de toneladas, superando o recorde da temporada anterior


	Soja: o Paraná, tradicionalmente o segundo produtor de soja do Brasil, deverá ampliar o plantio de soja em 4 por cento na comparação com 2012/13
 (SAULO MAZZONI)

Soja: o Paraná, tradicionalmente o segundo produtor de soja do Brasil, deverá ampliar o plantio de soja em 4 por cento na comparação com 2012/13 (SAULO MAZZONI)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2013 às 14h54.

São Paulo - A safra 2013/14 de soja do Paraná foi estimada nesta sexta-feira em 16,1 milhões de toneladas, superando o recorde da temporada anterior, com um crescimento moderado de área plantada, enquanto o plantio de milho parananese recuará fortemente, afirmou o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Estado.

O Paraná, tradicionalmente o segundo produtor de soja do Brasil, deverá ampliar o plantio de soja em 4 por cento na comparação com 2012/13, para 4,85 milhões de hectares.

Por outro lado, o plantio de milho 13/14 (verão), que concorre em área com a soja no Estado, deverá cair 19 por cento em relação à temporada 12/13, para 710,8 mil hectares.

Com isso, a colheita de milho verão no Paraná deverá atingir 5,9 milhões de toneladas, 17 por cento menos que em 2012/13.

Já a soja terá elevação de 2 por cento no volume colhido, disse o Deral, com produtores prevendo maior rentabilidade com a oleaginosa na comparação com o cereal, conforme consultorias privadas.

A nova safra do Brasil, que disputa com os Estados Unidos o posto de maior produtor global de soja, está estimada em um recorde de cerca de 88 milhões de toneladas, segundo algumas consultorias privadas.

Nesta sexta-feira, a consultoria privada Informa Economics reduziu a safra dos EUA 2013/14 para pouco mais de 88 milhões de toneladas (3,239 bilhões de bushels).

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) atualizará os seus dados no próximo dia 12 de setembro, enquanto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deverá divulgar uma primeira estimativa em outubro.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaCommoditiesMilhoParanáSojaTrigo

Mais de Economia

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto

Manifestantes se reúnem na Avenida Paulista contra escala 6x1