Economia

Safra de laranja permitirá reposição dos estoques no Brasil

O clima favorável permitiu a recuperação dos laranjais afetados por duas temporadas ruins

Os Estados Unidos já foram condenados anteriormente por praticar a modalidade para estabelecer taxas antidumping para outros produtos. (Wikimedia Commons)

Os Estados Unidos já foram condenados anteriormente por praticar a modalidade para estabelecer taxas antidumping para outros produtos. (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2011 às 23h52.

São Paulo - A indústria brasileira de suco de laranja está colhendo uma safra excepcional da fruta, o que lhe permitirá recompor seus estoques, disse a entidade CitrusBR na quinta-feira. Seu presidente, Christian Lohbauer, afirmou que o clima favorável permitiu a recuperação dos laranjais afetados por duas temporadas ruins, e que agora o cinturão cítrico do Brasil deve produzir 375 milhões de caixas (de 40,8 kg) de laranjas.

Isso está bem acima da colheita do ano anterior em São Paulo e Minas, que foi de 315 milhões de caixas. Nem tudo isso vai para a produção industrial de suco. As fábricas paulistas, que dominam cerca de 75% do mercado internacional do suco de laranja, só usarão 330 milhões de caixas, o que está bem acima dos 250 milhões de caixas de laranjas processadas na safra de 2010.

No mês passado, a CitrusBR disse que os estoques globais de suco brasileiro em equivalente concentrado haviam caído a 214.369 toneladas em junho, menor nível em quase duas décadas. Em junho de 2010, o estoque se mantinha em apenas 249 mil t, enquanto no mesmo mês de 2009 havia sido de 439 mil. Os atuais estoques equivalem a sete dias de consumo global do suco de laranja congelado e concentrado, segundo a CitrusBR.

A CitrusBR reúne as quatro maiores empresas fabricantes de suco de laranja do Brasil: Cutrale, Citrosuco, Louis Dreyfus Commodities e Citrovitta. Lohbauer também comentou a nomeação do deputado Mendes Ribeiro para o Ministério da Agricultura, no lugar de Wagner Rossi, que pediu demissão na quarta-feira após denúncias de corrupção.

Acompanhe tudo sobre:TrigoAlimentaçãoDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoAgronegócioAgropecuária

Mais de Economia

Após decisão do TCU, Haddad diz que continuará perseguindo meta fiscal

Senado adia votação de segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária

TCU diz que governo não pode mirar piso da meta fiscal e decisão pode levar a novo congelamento

Senado aprova projeto que cria espaço fiscal para combater impactos do tarifaço