Economia

Safra de grãos pode atingir 199,9 milhões de toneladas

Previsão está no segundo levantamento da produção de grãos, divulgado hoje (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento


	Colheita de soja: safra de grãos pode atingir 199,9 milhões de toneladas, estima a Conab
 (Ty Wright/Bloomberg)

Colheita de soja: safra de grãos pode atingir 199,9 milhões de toneladas, estima a Conab (Ty Wright/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2014 às 11h54.

Brasília - A safra de grãos 2014/2015 deve ficar entre 194,39 e 199,97 milhões de toneladas – o que representa variação 0,1% negativa ou 2,7% positiva em relação à safra passada.

A previsão está no segundo levantamento da produção de grãos, divulgado hoje (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O dado é provisório, por se tratar do início da safra. Este ano, o plantio começou com atraso em parte das áreas em função da falta de chuva.

“Houve retardo [do início da chuva] o que levou a um adiamento, a uma migração da implantação das lavouras para final de outubro e início de novembro”, destacou o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini.

Segundo ele, o atraso atingiu de 5% a 12% da área plantada.“Atrasou um pouquinho no Centro-Oeste e em parte da região Sudeste, basicamente São Paulo e Minas Gerais. Mas entramos, nos próximos três meses, na normalidade.”

O clima também alterou a safra na Região Sul. Lá, no entanto, houve excesso de chuva, com encharcamento do solo no Rio Grande do Sul, o que afetou a produção e a qualidade do trigo.

Por isso, a produção gaúcha de trigo deve ficar em 2,497 milhões de toneladas, 23,3% menor do que a previsão inicial e 21,4% inferior à da safra de 2013. No país, a previsão é chegar a 7 milhões de toneladas.

A Conab estima que a área plantada na safra 2014/2015 varie de 56,67 a 58,16 milhões de hectares, o que equivale a variação 0,5% negativa ou 2,1% positiva ante a safra anterior.

Na divisão por cultura, a projeção é que 45,92% do total produzido seja de soja; 39,62%, de milho; 6,34%, de arroz; 3,55%, de trigo; 1,61%, de feijão; 1,26%, de algodão e 1,7%dos demais produtos.

O secretário substituto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wilson Vaz de Araújo, acredita que a safra está “dentro da normalidade”.

“A previsão é R$ 156 milhões em recursos e produção de [aproximadamente] 200 milhões de toneladas. [O quadro] converge para que se alcance de fato um número próximo disso”, declarou.

Nesta terça-feira, no Rio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou levantamento para a safra de grãos 2015. Segundo o instituto, a safra do próximo ano deve ser 2,5% maior do que a produção agrícola esperada para 2014.

A diferença entre os dados divulgados pelo IBGE e pela Conab se deve aos períodos avaliados. O instituto analisa a colheita de janeiro a dezembro, enquanto a Conab se baseia no ano-safra, que vai de agosto a julho do ano seguinte.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaGrãosSafras agrícolasTrigo

Mais de Economia

Alckmin diz que fim da jornada de trabalho 6x1 não é discutida no governo, mas é tendência mundial

Dia dos Solteiros ultrapassa R$ 1 trilhão em vendas na China

No BNDES, mais captação de recursos de China e Europa — e menos insegurança quanto à volta de Trump

Lula se reúne com Haddad, Marinho e Rui Costa em nova discussão sobre corte de gastos