Economia

Rússia precisa elevar gasto público, diz vice-ministro

O vice-ministro de Economia do país criticou e chamou de desnecessária a regra fiscal que limita gastos e visa cortar o déficit orçamentário


	Moscou, Rússia: o Ministério de Economia cortou a previsão de crescimento econômico este ano para 0,5%, de 2,5% previsto em dezembro
 (Tatiana Gerus / Flickr Commons)

Moscou, Rússia: o Ministério de Economia cortou a previsão de crescimento econômico este ano para 0,5%, de 2,5% previsto em dezembro (Tatiana Gerus / Flickr Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2014 às 18h24.

Moscou - A Rússia precisa aumentar os gastos públicos e relaxar sua rígida política fiscal para superar a estagnação econômica, impulsionar investimentos e conter a fuga de capital, disse hoje o vice-ministro de Economia do país, Andrey Klepach.

Ele criticou e chamou de desnecessária a regra fiscal que limita gastos e visa cortar o déficit orçamentário.

Segundo Klepach, na forma atual, a regra prejudica o investimento necessário na economia.

Segundo ele, o Ministério de Economia vai propor aumentar os gastos orçamentários em 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) a partir do próximo ano.

Ele afirmou ainda que o Ministério de Finanças, que defende a rígida política fiscal, deve se opor à proposta, mas que depende do governo escolher "qual caminho seguir".

O Ministério de Economia cortou a previsão de crescimento econômico este ano para 0,5%, de 2,5% previsto em dezembro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosPIBPolítica fiscalRússia

Mais de Economia

FMI alerta para produtividade 'decepcionante' da economia global com exceção dos EUA

Com inflação de alimentos em alta, Rui Costa diz que governo vai fazer ‘conjunto de intervenções’

Mesmo com alíquota de IVA reduzida, advogado pode pagar imposto maior após reforma; veja simulações