Economia

Rússia acusa Kosovo de declarar "guerra comercial" aos sérvios

O Governo de Kosovo aumentou ontem de 10% para 100% a tarifa sobre produtos importados da Sérvia e da Bósnia-Herzegovina

Imagem de arquivo da bandeira da Rússia: A Rússia acusou nesta quinta-feira o Kosovo de declarar uma "guerra comercial" com os sérvios (Richard Heathcote/Getty Images)

Imagem de arquivo da bandeira da Rússia: A Rússia acusou nesta quinta-feira o Kosovo de declarar uma "guerra comercial" com os sérvios (Richard Heathcote/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 22 de novembro de 2018 às 13h23.

Moscou - A Rússia acusou nesta quinta-feira o Kosovo de declarar uma "guerra comercial" com os sérvios ao aumentar de 10% para 100% a tarifa sobre produtos importados da Sérvia e da Bósnia-Herzegovina, o que poderia agravar a situação nos Bálcãs.

"Praticamente, trata-se do começo, por parte de Pristina, de uma 'guerra comercial' no marco de uma política de limpeza étnica, já que a população sérvia da região depende das provisões da zona central da Sérvia", declarou a Chancelaria russa em comunicado.

A nota denuncia que as autoridades kosovares não escondem que a medida é "uma vingança" pela derrota sofrida quando a Assembleia Geral da Interpol rejeitou sua solicitação de ingresso em tal organização.

"Tal provocação é uma nova prova inequívoca da inconsistência do Estado kosovar. Já são dez os países que anularam a decisão de reconhecer sua independência", aponta.

A Rússia destacou a "moderada" e "ponderada" reação de Belgrado e seu desejo de diminuir as tensões, enquanto ressaltou a obrigação da União Europeia no papel de mediadora de "influenciar em Pristina e conseguir a imediata anulação dessas medidas ilegais que estão condenadas a provocar um sério agravamento da situação nos Balcãs".

A alta representante da União Europeia para a Política Externa, Federica Mogherini, lamentou a decisão do Kosovo e pediu que "revogue imediatamente" este encargo.

O Governo de Kosovo aumentou ontem de 10% para 100% a tarifa sobre produtos importados da Sérvia e da Bósnia-Herzegovina com o argumento de que Belgrado "segue com sua campanha agressiva contra o Kosovo no cenário internacional".

O ministro sérvio de Comércio, Rasim Ljajic, replicou que aumentar as tarifas é uma decisão "eminentemente política", já que bloqueia o comércio bilateral.

Acompanhe tudo sobre:BósniaRússiaSérviaTarifas

Mais de Economia

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado

É inacreditável que Trump esteja preocupado com a 25 de Março e Pix, diz Rui Costa

Tesouro: mesmo com IOF, governo precisaria de novas receitas para cumprir meta em 2026