Economia

Rosneft leva produção russa de petróleo a novo recorde

Aumento da extração da estatal manteve a produção do país como a maior do mundo no ano passado


	Bomba de gasolina da companhia estatal russa Rosneft em Moscou: produção de petróleo subiu quase 1%, para 10,37 milhões de barris por dia
 (Alexander Demianchuk/Reuters)

Bomba de gasolina da companhia estatal russa Rosneft em Moscou: produção de petróleo subiu quase 1%, para 10,37 milhões de barris por dia (Alexander Demianchuk/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2013 às 13h01.

Moscou - O aumento da extração de petróleo da estatal Rosneft manteve a produção da Rússia como a maior do mundo no ano passado, à frente de Arábia Saudita, mostraram dados do governo russo nesta quarta-feira.

A produção de petróleo subiu quase 1 por cento, para 10,37 milhões de barris por dia, mas o crescimento pode parar neste ano devido ao esgotamento de campos na Sibéria.

A Rússia, cujas vendas de petróleo e gás representam quase metade das receitas orçamentárias, pretende manter sua produção de petróleo em 10 milhões de barris até 2020.

O governo russo aumentou sua participação na indústria do petróleo para mais de 50 por cento após a estatal Rosneft fechar um acordo para adquirir a anglo-russa TNK-BP por cerca de 55 bilhões de dólares.

Após a aquisição, prevista para ser concluída no primeiro semestre deste ano, a Rosneft vai se tornar a maior produtora mundial, com produção de hidrocarbonetos de 4,6 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

A Rosneft relatou um dos maiores aumentos de produção de petróleo entre as grandes companhias de petróleo russas no ano passado, com um aumento de 2,3 por cento, para 117,473 milhões de toneladas (2,4 milhões bpd) em uma base diária favorecida pelo aumento da produção em seu campo Vankor, na Sibéria Oriental, para 367 mil barris diários.

A Arábia Saudita tem restringido sua produção para estabilizar os preços do petróleo, que atingiram alta recorde no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEuropaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetróleoRosneftRússia

Mais de Economia

China surpreende mercado e mantém juros inalterados

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi