Economia

Ritmo de inflação tem nova queda em São Paulo

A taxa é bem inferior ao apurado na primeira prévia deste mês (0,24%) e no encerramento de julho (0,35%)


	Preços: a queda na pressão inflacionária foi influenciada, principalmente, pelo grupo habitação
 (Dado Galdieri / Bloomberg)

Preços: a queda na pressão inflacionária foi influenciada, principalmente, pelo grupo habitação (Dado Galdieri / Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2016 às 09h43.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) na cidade de São Paulo, teve variação de 0,05% na segunda prévia de agosto.

A taxa é bem inferior ao apurado na primeira prévia deste mês (0,24%) e no encerramento de julho (0,35%).

Foram constatadas diminuições de preços em três dos sete grupos pesquisados e aumentos mais lentos nas demais classes de despesas.

A queda na pressão inflacionária foi influenciada, principalmente, pelo grupo habitação, que passou de uma estabilidade de 0,01% para um recuo de -0,37% .

Também foi mais expressiva a redução em transportes (de -0,03% para -0,08%). Em vestuário , a pesquisa mostra um movimento de recuperação de preços mas, na média, o grupo mantêm-se em baixa (de -0,91% para -0,67%).

No grupo alimentação houve alta de 0,17%, o que representa um reajuste bem abaixo do apurado na primeira prévia (0,42%).

Também foi constatado decréscimo nos grupos: educação (de 0,82% para 0,54%); saúde (de 1,96% para 1,81%) e despesas pessoais (de 0,43% para 0,41%).

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEstatísticasFipeIndicadores econômicosInflaçãoIPCMetrópoles globaisPreçosSão Paulo capital

Mais de Economia

Câmara aprova projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Alckmin se reúne hoje novamente com empresários para discutir tarifas de Trump

Após reunião sem acordo, Haddad fala em 'solução rápida' para o IOF

Reunião no STF termina sem acordo entre governo e Congresso sobre IOF