Economia

RF planeja deflagrar 25 operações em 2013

Maioria das operações ocorrerão no Norte do país


	Dinheiro: o contrabando de cigarros e o descaminho de produtos eletrônicos também estão no alvo da Receita
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Dinheiro: o contrabando de cigarros e o descaminho de produtos eletrônicos também estão no alvo da Receita (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2013 às 17h06.

Brasilia - A área de inteligência da Receita Federal pretende deflagrar este ano entre 20 e 25 operações de combate à fraude, contrabando, lavagem de dinheiro e descaminho. O coordenador-geral de Pesquisa e Investigação da Receita, Gerson D'Agord Schaan, disse que estas operações serão o resultado de investigações que estão em andamento.

Segundo ele, entre quatro em cinco operações em 2013 ocorrerão na região Norte, onde não houve nenhuma atuação da Receita em 2012. "As investigações estão em andamento e devem ser deflagradas este ano. Claro que a região Norte não tem o mesmo potencial econômico de São Paulo, onde estão as grandes fraudes", afirmou.

Até abril, por exemplo, o Fisco espera fazer de quatro a cinco operações para coibir fraudes na entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) deste ano. O objetivo é identificar pessoas ou escritórios de contabilidade responsáveis pela elaboração e transmissão das declarações com informações falsas para aumentarem o valor da restituição ou reduzirem o valor do imposto a ser pago pelos clientes.

A Receita também espera concluir em 2013 a força-tarefa iniciada em São Paulo em novembro passado, depois da onda de violência na cidade. A tarefa do Fisco é identificar lavagem de dinheiro e o fluxo financeiro que mantém as organizações criminosas. Também está prevista a implantação, até maio, do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro, em parceria com a Secretaria Nacional de Justiça. Segundo Schaan, o novo órgão permitirá uma análise mais rápida do material apreendido em operações e o cruzamento mais eficiente de informações obtidas, por exemplo, em quebra de sigilo telefônico e bancário.

A Receita pretende ainda aumentar o combate ao contrabando de cigarros e o descaminho de produtos eletrônicos, além da apreensão de drogas. Ainda está no foco o combate a planejamentos tributários abusivos e a esquemas fraudulentos de compensação indevida de tributos.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosLavagem de dinheiroLeãoreceita-federal

Mais de Economia

Haddad: reação do governo aos comentários do CEO global do Carrefour são “justificadas”

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024