Economia

Revés do comércio é temporário, diz BC do Canadá

A recuperação esperada das exportações do Canadá e do investimento empresarial no país pode ser adiada, mas ainda está por vir


	Vista geral de Toronto, Canadá: o revés foi causado por uma série de desafios inesperados, incluindo uma recuperação mais lenta da recessão dos Estados Unidos
 (Carlo Allegri/Getty Images)

Vista geral de Toronto, Canadá: o revés foi causado por uma série de desafios inesperados, incluindo uma recuperação mais lenta da recessão dos Estados Unidos (Carlo Allegri/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2013 às 05h49.

Ottawa - A recuperação esperada das exportações do Canadá e do investimento empresarial no país pode ser adiada, mas ainda está por vir, disse o presidente do Banco Central do Canadá, Stephen Poloz.

De acordo com o presidente do BC canadense, isso é um revés temporário para a economia canadense causado por uma série de desafios inesperados, incluindo uma recuperação mais lenta da recessão dos Estados Unidos.

O Banco do Canadá surpreendeu os mercados financeiros na semana passada ao elevar a sua taxa básica de juros em favor de uma política monetária equilibrada. A autoridade monetária canadense também reduziu a sua previsão de crescimento econômico do Canadá para 2013.

As mudanças provocaram uma queda de cerca de 1,5% do dólar canadense, para US$ 0,955, de quase US$ 0,97. Poloz caracterizou a desvalorização do dólar canadense como "uma mudança pouco significativa".

O vice-presidente do Banco do Canadá, Tiff Macklem,concordou que as condições estão maduras para uma recuperação das exportações e dos investimentos.

O presidente do BC do Canadá disse que estabelecer um acordo de livre comércio com a Europa deve ajudar os exportadores canadenses a dependerem menos do mercado norte-americano, que é o destino de mais de 70% das exportações canadenses.

"Nós vamos sempre estar expostos aos Estados Unidos, mas ter um acordo de livre comércio abre mais as portas e permite uma diversificação", disse Poloz. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:CanadáComércio exteriorCrises em empresasExportaçõesPaíses ricos

Mais de Economia

Brasil quer liderar transição circular para crescer e conquistar novos mercados

Residências entrarão no mercado livre de energia elétrica em 2027

Senado aprova lei do licenciamento com emenda que acelera exploração de petróleo na Foz do Amazonas

China pede ‘calma’ para preservar comércio global ainda não afetado pela guerra tarifária