Economia

Residências impulsionam consumo de energia em novembro

Consumo subiu 3,3% afetado principalmente pela maior demanda das residências e do comércio

Cabos de transmissão de energia elétrica próximos a usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (Dado Galdieri/Bloomberg)

Cabos de transmissão de energia elétrica próximos a usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 18h08.

São Paulo - O consumo de energia elétrica no Brasil em novembro de 2013 subiu 3,3 por cento ante mesmo mês de 2012, afetado principalmente pela maior demanda das residências e do comércio.

O consumo total do país em novembro totalizou 39.902 gigawatts-hora (GWh), sendo que a demanda das residências subiu 4,2 por cento e do comércio aumentou 4,8 por cento, informou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nesta segunda-feira.

Foram consumidos em novembro 10.666 GWh nas residências do país, um aumento de 427 GWh em relação a novembro de 2012, sendo que a região Nordeste, sozinha, participou com mais da metade desse acréscimo de energia, ou 236 GWh.

"No ano, o consumo na região (Nordeste) acumula aumento de 11,6 por cento, favorecido pela aquisição de mais eletrodomésticos pelas famílias", informou a EPE, na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.

Já a indústria apresentou aumento de 1,8 por cento no consumo de energia em novembro em todo o país ante mesmo mês de 2012. O consumo industrial apresentou aumento em todas as regiões do Brasil em novembro, com exceção do Nordeste, onde houve recuo de 5 por cento.

"A maior influência sobre essa taxa veio do Maranhão (-26,4 por cento), onde o setor de produção de alumínio continua com o consumo retraído", informou a EPE.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosEnergiaEletricidade

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis