Economia

Resgate da Espanha custaria 1,5 ponto do PIB da Itália

"Nos últimos dois anos, nossa dívida pública aumentou quatro pontos em consequência dos empréstimos a Grécia, Irlanda e Portugal", disse Vittorio Grilli

Estátua do euro segura notas de euro: o ministro repetiu ainda que a Itália não planeja pedir um resgate "porque não precisa" (©AFP / Martti Kainulainen)

Estátua do euro segura notas de euro: o ministro repetiu ainda que a Itália não planeja pedir um resgate "porque não precisa" (©AFP / Martti Kainulainen)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2012 às 11h18.

Milão - A contribuição da Itália a um eventual pedido de resgate da Espanha alcançaria 1,5 ponto de seu Produto Interno Bruto (PIB), declarou o ministro italiano da Economia, Vittorio Grilli, em uma entrevista ao jornal La Reppublica.

"Nos últimos dois anos, nossa dívida pública aumentou quatro pontos em consequência dos empréstimos a Grécia, Irlanda e Portugal. Se lançamos as ajudas a Espanha por um valor não inferior a 100 bilhões (de euros), a parte italiana será equivalente a 1,5 ponto do PIB", disse.

"Devemos ser generosos, mas também devemos avaliar com prudência o impacto nas finanças públicas. Em especial porque atravessamos uma fase conjuntural ainda muito, muito difícil", acrescentou.

O ministro repetiu ainda que a Itália não planeja pedir um resgate "porque não precisa".

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEspanhaEuropaIndicadores econômicosPIBPiigs

Mais de Economia

Mesmo com alíquota de IVA reduzida, advogado pode pagar imposto maior após reforma; veja simulações

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad