Economia

Representante da UE se diz otimista com a Grécia

No entanto, o representante disse que o sistema bancário grego continua em dificuldades

"Estou otimista como nunca antes", declarou Horst Reichenbach, a um jornal austríaco, em texto publicado neste sábado (Sean Gallup/Getty Images)

"Estou otimista como nunca antes", declarou Horst Reichenbach, a um jornal austríaco, em texto publicado neste sábado (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2012 às 17h06.

Frankfurt - A Grécia está melhorando a forma de monitorar suas finanças, disse um representante da uma força-tarefa da Comissão Europeia, que acrescentou, porém, que o sistema bancário grego continua em dificuldades.

"Estou otimista como nunca antes", declarou Horst Reichenbach, a um jornal austríaco, em texto publicado neste sábado. Reichenbach lidera a força-tarefa da Comissão Europeia que ajuda na reconstrução da economia grega.

"A parte do Ministério das Finanças responsável pelas pensões melhorou muito", disse ele.

O representante europeu afirmou que continua um desafio auditar os impostos pagos pelas empresas gregas e pela faixa da população mais rica.

Reichenbach se mostrou menos otimista em relação aos bancos. "Os problemas financeiros dos bancos gregos são uma grande dificuldade. Os bancos precisam ser recapitalizados para que a economia possa prosperar." A força-tarefa europeia conta com 50 especialistas. Ela aconselha ministros sobre as medidas necessárias para aumentar a competitividade do país, melhorar a arrecadação e reformar o setor público.

Acompanhe tudo sobre:BancosEuropaPiigsCrise econômicaFinançasUnião EuropeiaCrises em empresasGréciaCrise gregaDívida pública

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA de 2025 para 4,86%

LRCap 2026: governo abre consulta pública para leilão que mexe com futuro do setor energético

Linha de crédito de R$ 30 bi para exportadores afetados pelo tarifaço terá juros de até 0,82% ao mês

Leilão de energia para hidrelétricas atrai R$ 5,4 bilhões em investimentos