Economia

Rentabilidade de bancos em junho atinge baixa recorde

Os bancos instalados no Brasil atingiram em junho o nível mais baixo dos últimos 10 anos


	A série histórica do BC tem início em 2002 e, desde então, a menor rentabilidade dos bancos havia sido verificada ao longo de 2009, com a crise financeira internacional 
 (Divulgação/Banco Central)

A série histórica do BC tem início em 2002 e, desde então, a menor rentabilidade dos bancos havia sido verificada ao longo de 2009, com a crise financeira internacional (Divulgação/Banco Central)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2012 às 08h57.

A rentabilidade dos bancos instalados no Brasil atingiu em junho o nível mais baixo dos últimos 10 anos, segundo dados do Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do Banco Central, divulgado na tarde desta terça-feira (2).

De acordo com o documento, que é publicado semestralmente, o índice que compara o ganho das instituições financeiras com o seu patrimônio líquido recuou de 16,4% no final do ano passado para 14,4% nos 12 meses encerrados em junho deste ano.

A série histórica do BC tem início em 2002 e, desde então, a menor rentabilidade dos bancos havia sido verificada ao longo de 2009, quando a crise financeira internacional apresentou os primeiros reflexos negativos sobre o Brasil. Naquele ano, a taxa de rentabilidade foi de 15,7% - tanto nos 12 meses encerrados em junho quanto em dezembro.

O ano de 2010 foi marcado pela recuperação da rentabilidade do setor no país (16,9% em 12 meses terminados em junho e 17,2% em dezembro). Ao longo do primeiro semestre do ano passado, os bancos ainda conseguiram sustentar a alta (17,4%), mas acabaram vendo um recuo na segunda metade do ano.

O período de maior retorno financeiro dos bancos foi registrado no período que antecede junho de 2008, de 25,5%.

Acompanhe tudo sobre:Bancoseconomia-brasileiraFinançasgestao-de-negociosRentabilidade

Mais de Economia

Explosões em Brasília elevam incertezas sobre pacote fiscal e sobre avanço de projetos no Congresso

Após mercado prever altas da Selic, Galípolo afirma que decisão será tomada 'reunião a reunião'

IBC-Br: prévia do PIB sobe 0,80% em setembro, acima do esperado

Após explosões na Praça dos Três Poderes, pacote de corte de gastos só será anunciado depois do G20