Economia

Relação etanol/gasolina cai para 67,81% em SP, diz Fipe

A queda corresponde à primeira semana de setembro na comparação com a anterior

Etanol: o uso do etanol deixa de ser vantajoso quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Etanol: o uso do etanol deixa de ser vantajoso quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de setembro de 2017 às 14h10.

São Paulo - A relação entre os preços do etanol e os da gasolina apresentou um resultado menor na primeira semana de setembro na comparação com a anterior, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). No período em análise, atingiu 67,81%, depois de ficar em 68,17% na quarta semana de agosto.

Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina.

A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do etanol é de 70% do poder do combustível fóssil. Com a relação entre 70% e 70,5%, é considerada indiferente a utilização de gasolina ou etanol no tanque.

No Índice de Preços ao Consumidor (IPC), tanto o preço do etanol quanto o da gasolina reduziram o ritmo de alta entre o fim de agosto e a primeira quadrissemana de setembro (últimos 30 dias terminados no dia 8).

A variação apurada no álcool combustível passou de 7,49% para 5,78%, enquanto a gasolina saiu de 6,825 para 5,39% no período. O IPC, que mede a taxa de inflação na capital paulista, por sua vez, atingiu 0,05%, na comparação com 0,10% no fim de agosto.

Acompanhe tudo sobre:São Paulo capitalCombustíveisGasolinaFipeEtanol

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis