Economia

Reino Unido deve evitar recessão e crescer 0,4% em 2023, avalia FMI

O FMI, no entanto, aponta em comunicado publicado nesta terça-feira, 23, que a atividade econômica britânica desacelerou significativamente desde o ano passado, e que a inflação segue "persistentemente" alta

Fundo acredita que o crescimento do Reino Unido irá acelerar gradualmente para 1% em 2024 (Foto/Getty Images)

Fundo acredita que o crescimento do Reino Unido irá acelerar gradualmente para 1% em 2024 (Foto/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 23 de maio de 2023 às 08h12.

A economia do Reino Unido deverá evitar uma recessão e manter desempenho positivo em 2023, graças à firmeza da demanda em meio à queda dos preços de energia, segundo avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O FMI, no entanto, aponta em comunicado publicado nesta terça-feira, 23, que a atividade econômica britânica desacelerou significativamente desde o ano passado, e que a inflação segue "persistentemente" alta, em parte devido aos efeitos da guerra da Rússia na Ucrânia.

PIB

O Fundo agora prevê que o PIB do Reino Unido crescerá 0,4% este ano, mostrando drástico arrefecimento em relação ao avanço de 4 1% visto em 2022. Em abril, porém, o FMI tinha uma projeção bem mais desanimadora para 2023, de contração de 0,3% da economia britânica.

Mais adiante, o Fundo acredita que o crescimento do Reino Unido irá acelerar gradualmente para 1% em 2024 e atingir uma média de cerca de 2% em 2025 e 2026.

Ainda no comunicado, o FMI diz que o Banco da Inglaterra (BoE) terá de prosseguir com uma política monetária apertada no Reino Unido para manter as expectativas de inflação bem ancoradas e levar à inflação à sua meta oficial, que é de taxa de 2%.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoFMIeconomia-internacional

Mais de Economia

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje

Desafio não vai ser isentar, vai ser compensar com quem não paga, diz Haddad, sobre isenção de IR

Dino intima governo a explicar se emendas Pix para eventos cumprem regras de transparência

Governo deverá bloquear R$ 18,6 bilhões no Orçamento de 2025 para cumprir regras fiscais, diz Senado