Economia

Regulador dos EUA processa Kraft e Mondelez por manipulação

Órgão que regula negociações dos mercados futuros nos EUA acusou a Kraft Foods e a Mondelez de manipulação dos preços do trigo


	Kraft : regulador afirmou que a Kraft a Mondelez compraram 90 milhões de dólares em contratos futuros de trigo, mas nunca planejaram receber a entrega
 (GettyImages)

Kraft : regulador afirmou que a Kraft a Mondelez compraram 90 milhões de dólares em contratos futuros de trigo, mas nunca planejaram receber a entrega (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2015 às 22h53.

Washington - O órgão que regula as negociações dos mercados futuros nos Estados Unidos, o Commodity Futures Trading Commission (CFTC), acusou nesta quarta-feira as gigantes do setor de alimentação Kraft Foods e Mondelez de manipulação dos preços do trigo usado na fabricação de produtos como os biscoitos Oreo.

O regulador afirmou que a Kraft a Mondelez compraram 90 milhões de dólares em contratos futuros de trigo, ou o equivalente ao abastecimento de seis meses, mas nunca planejaram receber a entrega deste trigo.

As duas empresas então ganharam mais de 5,4 milhões de dólares em lucros após o mercado repercutir nos preços uma reação a essa enorme posição comprada, disse a CFTC.

O órgão disse que pediu um mandado judicial contra violações futuras das duas companhias, além de ressarcimento e multas.

A Kraft disse que não espera que a questão tenha impacto financeiro significativo e que a Mondelez International deveria arcar com a maior partes dos custos da ação.

A acusação concentrou-se principalmente em negócios que ocorreram antes da separação entre Kraft e Mondelez, disse a Kraft.

A Mondelez não quis comentar.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoEmpresasEmpresas americanasEstados Unidos (EUA)Kraft HeinzMondelezPaíses ricos

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China