Economia

Refinanciamento garante R$20,376 bi aos cofres do governo

A cifra considera um universo de 36.024 empresas que aderiram ao Refis até 29 de novembro


	Prédio da Receita Federal em Brasília: a recuperação de crédito tributário com o Refis de bancos e seguradoras atingiu 12,060 bilhões de reais
 (Divulgação/Receita Federal)

Prédio da Receita Federal em Brasília: a recuperação de crédito tributário com o Refis de bancos e seguradoras atingiu 12,060 bilhões de reais (Divulgação/Receita Federal)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 17h00.

Brasília - A arrecadação com programas de refinanciamento de dívidas tributárias, Refis, reforçou o caixa do governo federal em 20,376 bilhões de reais em novembro, informou nesta sexta-feira a Receita Federal.

A cifra considera um universo de 36.024 empresas que aderiram ao Refis até 29 de novembro e superou as expectativas da própria Receita, que era de levantar um montante entre 12 bilhões e 16,4 bilhões de reais.

A recuperação de crédito tributário com o Refis de bancos e seguradoras atingiu 12,060 bilhões de reais, enquanto o obtido com multinacionais atingiu 7,571 bilhões de reais, informou a Receita.

O restante --pouco mais de 600 milhões de reais-- foi arrecadado com o Refis de exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins e de empresas não bancárias nem multinacionais. Para esse último programa de refinanciamento, as companhias ainda têm até 31 de dezembro para adesão.

Acompanhe tudo sobre:GovernoImpostosLeãoreceita-federal

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto